Na manhã de quinta-feira, 8 de maio, a Prefeitura de Macuco realizou a inauguração do Posto Municipal de Defesa Agropecuária, fortalecendo ainda mais a sua já robusta parceria com os produtores rurais de várias vertentes no município. A solenidade, realizada no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Rural Park), simbolizou o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento do campo e o reconhecimento da importância de homens, mulheres e jovens das famílias que trabalham pela qualidade e crescimento da produção agrícola e pecuária da região.
Os préstimos da instituição
O Posto de Defesa Agropecuária de Macuco atuará como guardião da sanidade na agricultura e pecuária, garantindo a integridade de seus insumos e serviços, e a segurança higiênico-sanitária dos produtos. Sua missão envolve fiscalização abrangente – de propriedades a rebanhos e do trânsito de bens – além de inspeções detalhadas e auditorias de produção. Em suma, o objetivo central é blindar o setor agropecuário contra ameaças sanitárias e assegurar a excelência dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.
Presenças de destaque
Bastante concorrido, o evento contou com a presença de uma série de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário. Estiveram presentes a prefeita Michelle Bianchini e seu vice-prefeito João Batista Oliveira; os secretários Paulo Sérgio Daflon (Agricultura) e João Vitor Pontes (Governo e Gestão); os vereadores Alberto Herdy e Myrella Daflon; além do subsecretário estadual de Agricultura, Felipe Brasil, que representou o governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Agricultura, Flávio Ferreira.
Integração e valorização do campo
Também prestigiaram a solenidade Ana Paula Badini, chefe do Posto de Defesa Agropecuária de Cordeiro; os dirigentes da Cooperativa de Macuco, Silvio Marini (presidente) e Marcos Thadeu Erthal (vice-presidente); Paulo Henrique Moraes, superintendente da Defesa Agropecuária do Estado; Flávio Roberto, representando Uruan Andrade, secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas; e Fabiano Bohnenberger, da EMATER/RJ. Secretários municipais, produtores rurais e populares completaram o público que acompanhou a cerimônia, marcada por discursos que destacaram a importância da integração entre o poder público e os trabalhadores rurais.
Capital Estadual do Leite
Reconhecida como a ‘Capital Estadual do Leite’, Macuco reforça com essa iniciativa o protagonismo de quem vive o dia a dia no campo. O Posto Municipal de Defesa Agropecuária é mais um passo para garantir suporte técnico, segurança sanitária e incentivo à produção rural, valorizando os que constroem, com dedicação, a força econômica e cultural do município. A ação é fruto direto do trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, que segue investindo em políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor.
Vozes que fortalecem o campo
Durante a inauguração do Posto Municipal de Defesa Agropecuária de Macuco, autoridades locais e estaduais destacaram o avanço que a unidade representa para os produtores rurais. O secretário Paulo Sérgio Daflon ressaltou que o posto facilitará a regularização sanitária e reforçou o apoio técnico oferecido pela Secretaria de Agricultura, que atua em todas as etapas da produção. O presidente da Cooperativa, Silvio Marini, e o vereador Alberto Herdy enfatizaram a valorização do produtor e o legado positivo da iniciativa. Já o secretário de Governo, João Vitor Pontes, e o vice-prefeito João Batista reforçaram o alinhamento da gestão com o setor rural e o compromisso com melhorias estruturais e produtivas.
Representando o governador, o subsecretário Felipe Brasil elogiou a atuação da Cooperativa e classificou o novo posto como uma extensão do Governo Estadual no município, fundamental para segurança alimentar e geração de renda. O superintendente PH Moraes lembrou que o espaço também agilizará processos e acesso a programas como crédito rural. Encerrando a solenidade, a prefeita Michelle Bianchini agradeceu a Deus e exaltou a força das parcerias, destacando que a entrega é fruto de um trabalho planejado para fortalecer o homem do campo e beneficiar produtores de toda a região.
COMPARTILHE
Curta Nossa Página no Facebook