sexta-feira, 9 de maio de 2025

Encontro para renovação do acordo de cooperação com a Sala do Empreendedor de Cordeiro





Na quinta-feira, 8, o prefeito Leonan Melhorance, acompanhado do vice-prefeito Elvis Mutti, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Víctor Garcia, do secretário de Governo, Robson Careca, e do secretário de Planejamento Luiz Melhorance, participou de uma reunião com representantes da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (Agerio).

O encontro teve como objetivo principal discutir a renovação do acordo de cooperação com a Sala do Empreendedor de Cordeiro, garantindo a continuidade do atendimento aos pedidos de crédito realizados por micro e pequenos empresários do município.

Além disso, aproveitou a oportunidade para estreitar o relacionamento entre a Agerio e o setor empresarial cordeirense, com destaque para tratativas relacionadas à instalação de uma nova fábrica na cidade — iniciativa que poderá gerar empregos e movimentar a economia local.

A Agerio é uma importante aliada no fomento ao desenvolvimento regional, oferecendo linhas de crédito com condições especiais. Atualmente, as taxas podem chegar a 0,25% ao mês, a depender do porte e perfil da empresa solicitante.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Prefeitura e o Sebrae firmam parceria visando implantar o Sistema de Registro Integrado (Regin)





A Prefeitura Municipal de Natividade/RJ, através da Secretaria Municipal de Receita, realizou na última quarta-feira, dia 07 de maio, a reunião de alinhamento dos trabalhos e do Plano de Ação para a implantação total do Regin no município.

O trabalho visa transformar e atualizar o processo de legalização e abertura de empresas em Natividade. Tendo como objetivo a desburocratização, o fortalecimento e o incentivo ao empreendedorismo.

A reunião contou com a parceria do SEBRAE, com a presença da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Comercio, Procuradoria Geral do Município e Agentes da Vigilância Sanitária.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Apoio a quem produz: inaugurado Posto de Defesa Agropecuária





Na manhã de quinta-feira, 8 de maio, a Prefeitura de Macuco realizou a inauguração do Posto Municipal de Defesa Agropecuária, fortalecendo ainda mais a sua já robusta parceria com os produtores rurais de várias vertentes no município. A solenidade, realizada no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Rural Park), simbolizou o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento do campo e o reconhecimento da importância de homens, mulheres e jovens das famílias que trabalham pela qualidade e crescimento da produção agrícola e pecuária da região.



Os préstimos da instituição

O Posto de Defesa Agropecuária de Macuco atuará como guardião da sanidade na agricultura e pecuária, garantindo a integridade de seus insumos e serviços, e a segurança higiênico-sanitária dos produtos. Sua missão envolve fiscalização abrangente – de propriedades a rebanhos e do trânsito de bens – além de inspeções detalhadas e auditorias de produção. Em suma, o objetivo central é blindar o setor agropecuário contra ameaças sanitárias e assegurar a excelência dos alimentos que chegam à mesa do consumidor.

Presenças de destaque

Bastante concorrido, o evento contou com a presença de uma série de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário. Estiveram presentes a prefeita Michelle Bianchini e seu vice-prefeito João Batista Oliveira; os secretários Paulo Sérgio Daflon (Agricultura) e João Vitor Pontes (Governo e Gestão); os vereadores Alberto Herdy e Myrella Daflon; além do subsecretário estadual de Agricultura, Felipe Brasil, que representou o governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Agricultura, Flávio Ferreira.

Integração e valorização do campo

Também prestigiaram a solenidade Ana Paula Badini, chefe do Posto de Defesa Agropecuária de Cordeiro; os dirigentes da Cooperativa de Macuco, Silvio Marini (presidente) e Marcos Thadeu Erthal (vice-presidente); Paulo Henrique Moraes, superintendente da Defesa Agropecuária do Estado; Flávio Roberto, representando Uruan Andrade, secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas; e Fabiano Bohnenberger, da EMATER/RJ. Secretários municipais, produtores rurais e populares completaram o público que acompanhou a cerimônia, marcada por discursos que destacaram a importância da integração entre o poder público e os trabalhadores rurais.

Capital Estadual do Leite

Reconhecida como a ‘Capital Estadual do Leite’, Macuco reforça com essa iniciativa o protagonismo de quem vive o dia a dia no campo. O Posto Municipal de Defesa Agropecuária é mais um passo para garantir suporte técnico, segurança sanitária e incentivo à produção rural, valorizando os que constroem, com dedicação, a força econômica e cultural do município. A ação é fruto direto do trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, que segue investindo em políticas públicas voltadas para o fortalecimento do setor.

Vozes que fortalecem o campo

Durante a inauguração do Posto Municipal de Defesa Agropecuária de Macuco, autoridades locais e estaduais destacaram o avanço que a unidade representa para os produtores rurais. O secretário Paulo Sérgio Daflon ressaltou que o posto facilitará a regularização sanitária e reforçou o apoio técnico oferecido pela Secretaria de Agricultura, que atua em todas as etapas da produção. O presidente da Cooperativa, Silvio Marini, e o vereador Alberto Herdy enfatizaram a valorização do produtor e o legado positivo da iniciativa. Já o secretário de Governo, João Vitor Pontes, e o vice-prefeito João Batista reforçaram o alinhamento da gestão com o setor rural e o compromisso com melhorias estruturais e produtivas.

Representando o governador, o subsecretário Felipe Brasil elogiou a atuação da Cooperativa e classificou o novo posto como uma extensão do Governo Estadual no município, fundamental para segurança alimentar e geração de renda. O superintendente PH Moraes lembrou que o espaço também agilizará processos e acesso a programas como crédito rural. Encerrando a solenidade, a prefeita Michelle Bianchini agradeceu a Deus e exaltou a força das parcerias, destacando que a entrega é fruto de um trabalho planejado para fortalecer o homem do campo e beneficiar produtores de toda a região.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Porciúncula participa da Semana Nacional de Museus






A 23ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 12 a 18 de maio, terá este ano, a inclusão do Centro de Memória Histórica de Porciúncula na programação, cuja temática é “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”.

A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio com o objetivo de promover, divulgar, aumentar o público visitante e intensificar a relação com a sociedade. Este evento mobiliza museus e outras instituições culturais em todo o Brasil para oferecer uma ampla variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural e fortalecendo a relação das instituições museológicas com a sociedade.

O Centro de Memória Histórica de Porciúncula Professor Gérzio Barreto Calzolari participa da ação com uma programação especial de 12 a 15 de maio, com visitas guiadas ao acervo do Centro de Memória e ao Arquivo Histórico Adriana Amélia Pinto Coutinho.

Os eventos acontecem na forma de visita mediada e monitorada para todo o público que visitar o Centro de Memória durante a 23ª Semana Nacional de Museus, de segunda (12) a quinta (15) de 9 às 12 horas e de 13 às 17 horas.

O secretário de Cultura Vítor José possibilita ainda a visitação em horários alternativos, mediante contato antecipado.

“Esta importante participação na 23ª Semana Nacional de Museus, coloca o município de Porciúncula em um lugar de prestígio histórico e cultural, conquistado através de um trabalho sério e dedicado e evidenciado a partir do reconhecimento do Centro de Memória Histórica de Porciúncula como Instituição Museal Estadual e Federal no ano de 2023”, explica o secretário Vítor José.

O Centro de Memória Histórica de Porciúncula Professor Gérzio Barreto Calzolari está localizado na Praça Santo Antônio, 35, no Prédio Histórico da Antiga Prefeitura, onde funciona a Fundação Leão XIII. É parte da PMP/Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Gabinete.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Estatuto das Blitzen será regulamentado no Rio de Janeiro





A regulamentação do Estatuto das Blitzen será efetivada nesse mês de maio, após a viagem do governador Cláudio Castro (PL), que está em Nova Iorque. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União), durante a sessão plenária, na quinta-feira (08/05). O objetivo é limitar abusos nas operações de apreensão de veículos e criar regras claras para os pátios.

A efetivação do Estatuto das Blitzen reforça a atuação da Comissão de Combate à Desordem Urbana da Alerj, cujo trabalho resultou na aprovação da proposta que será regulamentada pelo estado.

Nesta quarta, os deputados Filippe Poubel (PL), Alan Lopes (PL) e Rodrigo Amorim (União), que integram a comissão, realizaram uma fiscalização que resultou na interdição de um depósito público de veículos em Vargem Grande, na Zona Oeste da capital, por apresentar diversas irregularidades.

Mais de 150 pessoas aguardavam no local para tentar reaver suas motocicletas. “Tinha gente esperando a liberação da sua moto há mais de dez dias. O pior de tudo é que isso é veículo de trabalho dessas pessoas”, contou Filippe Poubel.

O deputado denunciou ainda que a empresa Rio Park, responsável pela administração do espaço, estaria criando entraves burocráticos para dificultar a liberação dos veículos e, assim, aumentar os valores cobrados pelas diárias. “A burocracia é proposital, uma forma de sugar o trabalhador e gerar mais lucro. Isso precisa acabar”, completou.

O deputado Luiz Paulo (PSD) endossou as críticas e classificou os depósitos como uma forma de violação aos direitos dos cidadãos. “O deputado Poubel tem toda razão. Os pátios alocados pelo Detran são uma forma de tortura dos trabalhadores. Muitas vezes os carros são apreendidos e ficam lá até serem leiloados, já que a pessoa não tem dinheiro para pagar. Isso é expropriação”, criticou.

Diante dos relatos, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, confirmou a regulamentação do Estatuto das Blitzen para os próximos dias, e disse que será analisada a sugestão do deputado Poubel para que o conteúdo seja impresso e distribuído à população.

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Promoção Esse Carro É Meu - Supermercados Fluminense






 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Sexta da Padaria - Supermercados Fluminense







 

COMPARTILHE

Curta Nossa Página no Facebook

Compartilhe

CURTA A NOSSA PÁGINA